LIBERTAR AS CORRENTES

A receita da vida!

A receita da vida!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Enquanto alguns recebem 20 milhões por mês, eu estou aqui pedindo esmola

Certa manhã eu estava indo trabalhar e eis que escutei um mendigo dizer do nada “Enquanto alguns recebem 20 milhões por mês, eu estou aqui pedindo esmola”, do é o que falamos, pois mesmo não recebendo milhões, como diria a banda Dead Fish “seria demais se importar se você já tem uma cerveja, um par de tênis e um carro”. Ouço dizer sempre que o país está crescendo, a inflação nunca esteve tão bem, o Brasil é o futuro do mundo, será que para ser o futuro é necessário varrer o presente para debaixo do tapete? Atrevo-me a suplicar, quando for colocar dinheiro na cueca, separe um pouco para quem lhe paga o seu caviar. Acho que é pedir demais uma ajuda para formar bons frutos, quando que muito destes mensalistas só gostam de “Chupar laranja”.


Cruzando a Ipiranga com a Avenida São João, também senti algo no meu coração Caetano, angustia tristeza e indignação, edifícios em ruínas, vidas em ruínas e muitas correrias cegas em busca apenas de prestar serventia ao capitalismo. Não eu não sou um esquerdista, nem estou fazendo alusão a algum tipo de ideologia política, só acredito que realmente concordo com a máxima “a pressa é inimiga da perfeição”, as pessoas muitas vezes com moedas, lanches ou algo que poderia ajudar alguém que está ali sentado em muitas esquinas como a da Ipiranga com a São João, passa batido por não poder parar por um segundo e estender a mão para alguém.

Há aqueles, que ainda dizem “é um absurdo a pessoa pedir dinheiro para cheirar cola, beber, fumar crack” ou coisa do tipo. Tu achas que ele é o verdadeiro culpado da situação que vive. Este tipo de vicio não é como um daqueles 20 cigarros do seu maço ou aquela tequila, limão e sal que você toma por diversão. É um vicio que vem das entranhas, fica emaranhado e horas é a única válvula de escape. Aquelas crianças de rua do centro encontram na cola, uma forma ilusória de saciar a sua fome, seu frio, é sua coragem para viver. Inflado de misturas, o coquetel é a forma mais barata de “cobrir” o que o governo não dá e o que o dinheiro não consegue cobrir. Não confundam, não estou defendendo as drogas, apenas compreendo por que são usadas por pessoas que nasceram condenadas. Esta é uma reflexão que não devem ficar apenas nestes caracteres, espero que desta vez muitos vistam a carapuça.

Somos todos culpados, no entanto os políticos que aumentam os próprios salários como verdadeiros senhores de engenho onde a produção e sua eficácia tornam se mais importantes que o material humano, são os principais culpados desta realidade inescrupulosa que temos que viver. Às vezes por achar que tudo que acontece ao nosso redor é normal, nos acomodamos com a situação, como disse o Arnaldo Jabor em “Celicanto provoca maremoto”.

Depois de dar toda esta volta, eu retornarei a primeira frase “Enquanto alguns recebem 20 milhões por mês, eu estou aqui pedindo esmola”, será que dá para entender mais ou menos a injustiça que este e inúmeras pessoas sofrem? Antes de pensar na diferença que milhões faria pra você, pense que por muito menos do que você tem mais de 20 milhões poderiam não estar pedindo esmolas, Pense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário